É primavera, entenda como tratar as abelhas.
Controle de Pragas
É primavera, entenda como tratar as abelhas.

A primavera teve inicio há alguns dias e é exatamente nessa estação que as abelhas operárias iniciam a coleta do néctar e do pólen, aumentando também a quantidade de enxames. Esses pequenos insetos atraem a curiosidade de muitas pessoas, pois são consideradas o inseto de maior utilidade para a humanidade, pela capacidade de polinização, pois é a mais rápida, consegue voar em ziguezague e, após um tempo com a colônia instalada em certo local, consegue saber qual o melhor horário para coletar pólen.

É importante entender a importância das abelhas, a agricultura em geral se deve muito pela as abelhas, pois são responsáveis pela polinização de muitos vegetais que poderiam não existir ou seriam muito diferentes. As berinjelas, por exemplo, seriam menores que maçãs, além do mel que se tornou um produto importante para a sociedade.

A utilização excessiva de pesticidas ou agrotóxicos destinados a matar alguns animais que afetam a agricultura, tem vindo, igualmente, a matar abelhas. De forma semelhante, outros químicos, utilizados para promover um maior crescimento das plantas, prejudicam a polinização, colocando em risco o próprio ecossistema. Por esses motivos as abelhas devem ser protegidas e nunca exterminadas, sempre realizando a retirada de seus enxames em locais públicos para locais mais seguros, tanto para a população quanto para as abelhas.

Retirada de enxame, solução caseira e a solução profissional.

Na primavera também há um aumento no número de enxames de abelhas devido ao período de procriação da espécie.

É preciso ficar atento aos sinais de presença de enxames, pois são crescentes as notícias divulgadas devido ao ataque de abelhas tanto aos humanos quantos aos pets.

É fácil localizar na internet maneiras de remover os enxames sem ajuda de um profissional, porém esse tipo de atitude pode colocar a saúde de quem tentar executar o processo em risco. Colocar veneno em algum objeto na entrada da colmeia, ou usar pesticidas são formas encontradas na rede, porém são extremamente perigosas, pois a pressa e a falta de conhecimento em se livrar das abelhas podem fazer com que elas ataquem.

Sendo assim, recomenda-se que além de um profissional qualificado para remover o enxame, é necessário manter sua família, principalmente crianças e bichos de estimação, dentro de casa (ou em um ambiente fechado longe dos insetos), até que os serviços sejam finalizados.

Apesar dos riscos apresentados quanto aos ataques das abelhas, elas só fazem caso sintam-se ameaçadas, portanto devemos recorrer a um profissional que conhece ações para remover as abelhas sem matá-las além de remover quaisquer vestígios dos ninhos.

Portanto, se localizar um exame próximo a sua residência ou em algum lugar que pode deixar sua família e pets em risco, chame um profissional.

A Mat Inseto pode te ajudar nessa situação, acesse nosso site e confira: matinseto.com.br/retirada-de-enxames-abelhas-vespas/

 

prev
next

Leave a Comment