Época de revoada dos cupins
Controle de Pragas
Época de revoada dos cupins

A revoada nada mais é que o voo nupcial dos cupins. É a época do ano que as condições de temperatura e umidade se tornam as ideias para a reprodução

A revoada dos cupins começa assim que inicia a primavera, quando a temperatura está quente e úmida e pode se estender até o fim do verão onde já podemos ver as primeiras nuvens de insetos ao redor das lâmpadas dos postes e em árvores. E aí todo o cuidado é pouco, pois esse é um sinal de que o ninho está próximo.

Isso ocorre pois as diferentes espécies de cupins produzem seus reprodutores jovens, que são chamados de siriris ou aleluias, são indivíduos alados, que revoam e tem por objetivo acasalar e constituir novas colônias.

Apesar do grande volume de insetos nessa época, a revoada é o melhor período para prevenção e combate aos cupins, já que possibilita a localização do ninho já formado e o combate às pragas antes que elas saiam em busca de parceiros para reprodução e formação de novas colônias.

A saída para fora do cupinzeiro é fechada por centenas de operários, o que provoca uma compressão dentro das câmaras de espera. Há um momento, que todos aqueles reprodutores presos são acometidos por um frenesi. Produzem intensa vibração com as asas, provocando calor, os operários então, abrem a saída e milhares de casais saem em revoada numa gigantesca e efêmera nuvem de insetos, ocorrida geralmente no crepúsculo. Para evitar que essas nuvens de insetos cheguem a sua casa é recomendado manter as luzes apagadas, porém o mais eficaz a se fazer é realizar um serviço de descupinização.

Conheça nosso serviço de descupinização e faça um orçamento: http://matinseto.com.br/descupinizacao/

prev
next

Leave a Comment