A maior incidência de aranha marrom acontece nos meses de verão, mas no inverno a atenção deve continuar, pois ela busca locais quentes dentro de casa para se abrigar, como armários, roupas e calçados.
Cerca de 4.500 pessoas são picadas por esse aracnídeo por ano em Curitiba e região metropolitana. Uma das explicações do por que da incidência da aranha marrom em nossa região é a sua grande capacidade de adaptação às variações climáticas, chegando a suportar temperaturas entre 4ºC e 40ºC; além do desmatamento, que a faz buscar abrigo e alimento dentro de residências; e população baixa de predadores como lagartixas, sapos e galinhas.
A presença deste animal nas áreas urbanas levanta diversas dúvidas, confira aqui algumas respostas.
As pragas urbanas procriam com base nos quatro “As”:
Água
Abrigo
Alimento
Acesso
Para a sobrevivência das aranhas portanto, sua casa se torna o local ideal para proliferação de seus filhotes. Elas representam um grande risco vivendo juntos dos seres humanos, sendo a aranha marrom a segunda aranha mais venenosa do Brasil e a maior causadora de acidentes envolvendo animais peçonhentos.
As aranhas-marrons procuram abrigo em locais secos, quentes e escuros, pois não suportam claridade. À noite, saem para caçar, em busca de alimento e de água. Dicas simples como bater as roupas antes de vestir ajudam a prevenir uma picada.
Para evitar estes acidentes, é recomendado tomar os cuidados necessários que evitam a aranha dentro de casa, passando aspirador regularmente e manter a limpeza em dia.
O controle ideal com os produtos necessários para completa expulsão desses insetos deve ser feita por um profissional especializado na área. A Dedetizadora Matinseto possui as melhores técnicas para prevenção e controle de infestação de insetos em geral — e da aranha em específico. Consulte-nos para um orçamento de avaliação grátis, e proteja sua casa ou negócio com a melhor de Curitiba.