O risco da febre maculosa
Controle de Pragas
O risco da febre maculosa

A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato é uma doença infecciosa aguda causada por uma bactéria que é intracelular e tem como vetor biológico o famoso carrapato, mais especificamente o “carrapato estrela”. Esta enfermidade é uma zoonose que afeta tanto humanos como diversos animais.

O vetor desta bactéria produz uma transmissão transovariana (transmissão para ovos e larvas) Isto permite que o carrapato fique infectado por toda a sua vida e também por várias gerações. A única forma de transmissão é através da picada do carrapato, após ficar fixado no hospedeiro por um período que varia de 4 a 6 horas, ficando incubado por cerca de 2 a 14 dias. Geralmente se aloja nos locais mais quentes do corpo como axila e na região da virilha, por isso caso a infecção ocorra de modo rápido o diagnóstico pode ser de maior dificuldade.

A mácula (origem do nome da doença) pode aparecer logo nos primeiros dias de febre. São lesões de pele, de coloração rosada, localizadas nos punhos e tornozelos, progredindo para o tronco, face, mãos e pés. Após alguns dias estas lesões podem ser sentidas ao toque, devido a um aumento de volume e ganham uma tonalidade mais escura, podendo ficar arroxeadas após quatro dias. Em áreas mais intensas, pode haver descamação e onde houve a picada, pode aparecer uma úlcera necrótica. Pode haver a evolução para cura espontânea após três semanas. Já nos casos mais graves, pode haver áreas de necrose em diversas partes do corpo e sangramento na gengiva e nariz, e caso ocorra uma infecção extrema pode até mesmo levar a morte. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, como a imunofluorescência indireta (RIFI) que é um exame específico para esta doença. Também é importante considerar os achados clínicos e os dados epidemiológicos, pois o resultado deste exame é muito demorado.

Para manter sua casa limpa e longe dos riscos de doenças como essa é de extrema importância que seja realizada pelo menos duas vezes por ano a desinsetização.

Conheça como é realizado esse serviço em nosso site e faça um orçamento: http://matinseto.com.br/desinsetizacao/

 

prev
next

Leave a Comment