João Petry

Formigas em casa durante o verão

Você se sente acuado pelas formigas que invadiram sua casa? O motivo da atual invasão de formigas é o calor. as pragas urbanas ocorrem durante todo o ano, mas neste período a ocorrência aumenta em razão da maior oferta de água e alimento e a capacidade de reprodução mais frequente e veloz desses organismos. importantes para manter o equilíbrio do ambiente, mas bem irritantes quando decidem ocupar o lar alheio.

 O verão é a época em que mais aparecem, pois as altas temperaturas colaboram para a procriação. Expulsos de seu habitat natural pela urbanização, esses insetos adaptaram-se facilmente às cidades.

Sacolas de compra e vasos de planta podem funcionar como “caminhões de mudança” para as formigas. Andarilhas incansáveis, elas não demoram para encontrar qualquer migalha esquecida. Mas, para sorte dos moradores das casas infestadas, a maior parte dos insetos permanece no formigueiro. De acordo com Campos-Farinha, apenas cerca de 30% das formigas saem para buscar alimento.

Para evitar os hóspedes indesejáveis, as principais recomendações são caprichar na limpeza, retirando qualquer resto de comida e mantendo o lixo tampado, e guardar os alimentos em recipientes bem fechados.

Não é uma boa idéia usar inseticidas em spray para se livrar das formigas. “A pessoa consegue matar os insetos visíveis, mas as formigas que estão na colônia sentem o cheiro e fogem”, diz Campos-Farinha. As fugitivas formam novos formigueiros, o que aumenta a infestação.

Uma opção é aplicar uma solução de água e detergente nos locais onde as formigas transitam e nos ninhos. “Os insetos têm uma camada de gordura como proteção; sem essa gordura, retirada pelo detergente, as formigas se desidratam e morrem. Formigas podem transmitir doenças como quaisquer outros insetos e por isso seu controle é importante, dessa maneira evitando o contato. A melhor solução para um controle efetivo é a dedetização periódica que além de expelir formigas do ambiente também ajuda no controle de outros insetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Matérias do Blog


× Fale conosco agora