Loading
João Petry

O cuidado com aranha marrom durante o inverno

Aranha Marrom – Foto: Venilton Kuchler/Arquivo SESA

A maior incidência de aranha marrom acontece nos meses de verão, mas no inverno a atenção deve continuar, pois ela busca locais quentes dentro de casa para se abrigar, como armários, roupas e calçados. 

Cerca de 4.500 pessoas são picadas por esse aracnídeo por ano em Curitiba e região metropolitana. Uma das explicações do por que da incidência da aranha marrom em nossa região é a sua grande capacidade de adaptação às variações climáticas, chegando a suportar temperaturas entre 4ºC e 40ºC; além do desmatamento, que a faz buscar abrigo e alimento dentro de residências; e população baixa de predadores como lagartixas, sapos e galinhas. 

O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e Biólogo, Juliano Ribeiro alerta sobre a incidência da aranha marrom no inverno.

A presença deste animal nas áreas urbanas levanta diversas dúvidas, confira aqui algumas respostas.

As pragas urbanas procriam com base nos quatro “As”:

Água

Abrigo

Alimento

Acesso

Para a sobrevivência das aranhas portanto, sua casa se torna o local ideal para proliferação de seus filhotes. Elas representam um grande risco vivendo juntos dos seres humanos, sendo a aranha marrom a segunda aranha mais venenosa do Brasil e a maior causadora de acidentes envolvendo animais peçonhentos. 

As aranhas-marrons procuram abrigo em locais secos, quentes e escuros, pois não suportam claridade. À noite, saem para caçar, em busca de alimento e de água. Dicas simples como  bater as roupas antes de vestir ajudam a prevenir uma picada.

  • O que fazer em casos de picada de aranha?
  • Orienta-se lavar o local do ferimento com água e sabão; 
  • Não cobrir a ferida e nem realizar qualquer outro procedimento. Uma Unidade de Saúde deve ser procurada o mais rápido possível. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor vai ser a evolução do quadro com a medicação adequada.

Para evitar estes acidentes, é recomendado tomar os cuidados necessários que evitam a aranha dentro de casa, passando aspirador regularmente e manter a limpeza em dia. 

O controle ideal com os produtos necessários para completa expulsão desses insetos deve ser feita por um profissional especializado na área. A Dedetizadora Matinseto possui as melhores técnicas para prevenção e controle de infestação de insetos em geral — e da aranha em específico. Consulte-nos para um orçamento de avaliação grátis, e proteja sua casa ou negócio com a melhor de Curitiba. 

WhatsApp chat