Loading
João Petry

Os cuidados com a dengue ao longo do ano

Muitas vezes achamos que a dengue é um problema que ocorre somente nos meses quentes do ano. 

A doença pode acabar esquecida durante os meses de inverno pois o inseto transmissor da doença circula menos, mas isso não impede sua procriação. O mosquito do Aedes Aegypti continua procriando mesmo nos meses frios, e os recipientes de água parada que estiverem descuidados podem virar criadouros do mosquito.

Estes recipientes de água parada podem acumular ovos do mosquito, que irão eclodir com a chegada de dias quentes, gerando um novo ciclo da doença. Por isso, o cuidado deve ser o mesmo durante o inverno e o verão, mesmo que no inverno exista uma redução da circulação viral. Este momento do ano precisa de atenção redobrada com os cuidados preventivos.

A melhor prevenção da dengue continua sendo a eliminação de pontos de água parada externos, que podem vir a se tornar criadouros do inseto. Vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, potes e objetos no geral precisam ser verificador rotineiramente. Algumas dicas para evitar criar um desses lugares é cobrir bem reservatórios de água, não deixar a água da chuva acumular, manter as lixeiras bem fechadas e não jogar lixo na rua, são medidas simples mas que podem contribuir muito com o acúmulo de água.

O ciclo de transmissão do mosquito começa quando a fêmea deposita seus ovos em recipientes com água parada. Ao eclodir, as larvas vivem na água por cerca de uma semana, e quando já adultos esses mosquitos viram transmissores da doença da dengue. O vírus infecta o mosquito quando este entra em contato com uma pessoa infectada, e segue portando e contaminando outras pessoas. 

O cuidado deve ser presente contínuo, pois o mosquito da dengue se reproduz muito rapidamente, mesmo vivendo apenas 45 dias. 

Ao sentir quaisquer sintomas da doença deve-se procurar o posto de saúde mais próximo. Manter sua casa e jardim limpos e bem cuidados é essencial para o controle. Se todos fizerem sua parte, o controle é mais efetivo e podemos melhorar nossa qualidade de vida e evitar a transmissão da doença.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat