João Petry

Outono: Època de prevenção

Temos temperaturas elevadas mesmo no outono e até alguns dias mais frescos em pleno verão. Isso prolonga nossos problemas com alguns insetos e pragas. Ainda assim, o outono ainda é a melhor época para fazer a prevenção contra pragas urbanas.

Depois de encontrarem um local seguro, com proteção contra o frio e a chuva, como fendas nas paredes, no assoalho, ou em locais pouco frequentados como os sótãos e depósitos, os insetos descobrem nesses abrigos as condições favoráveis a continuarem sua reprodução e possível infestação, uma vez que seu metabolismo, que normalmente retarda em condições climáticas amenas, não sofre alteração.

Quanto mais quente e seco o lugar para passar o inverno, melhor.

No frio o metabolismo desses animais desacelera, dificultando a reprodução. No entanto, quando encontram um lugar quentinho como um assoalho, rodapé, armários e prateleiras, esse mecanismo natural é menos afetado e os insetos seguem se reproduzindo, podendo aumentar em grande número mesmo nas estações mais frias. Podendo até mesmo gerar uma infestação!

Sem dúvida, a melhor forma de evitar problemas com pragas urbanas é fazer a prevenção periódica, contratando uma empresa especializada em dedetização e controle de insetos, roedores e outras pragas. Outras medidas essenciais para evitar doenças e prejuízos financeiros quando o outono e o inverno passarem são:

  • verificar frestas entre portas, janelas, assoalhos e vão entre o telhado — especialmente os que recebem mais diretamente a luz solar, por se tornarem extremamente aconchegantes para os insetos em migração;
  • manter prateleiras, estoques, guarda-roupas e armários limpos e arejados;
  • manter calhas, canos e tubulações limpos e desobstruídos — há muita queda de folhas no outono que podem obstruir esses locais e deixá-los quentes o suficiente para os insetos fazerem morada. Sem falar que podem trazer problemas quando as chuvas voltarem;
  • manter estoques e dispensas protegidos com tampas e lacres nos potes e sacos de armazenamento.

Para que haja mais eficácia no combate a possíveis infestações de pragas urbanas, a prevenção é a melhor escolha. É o momento de manter os ambientes mais limpos e organizados; monitorar o descarte do lixo, assim como o de água parada. O manejo de resistência, realizado regularmente com o auxílio de profissionais e produtos de qualidade, é a melhor garantia de passar pelo outono e inverno sem prejuízos gerados por pragas mais resistentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Matérias do Blog


× Fale conosco agora