moretto

Novidade: Serviço de Sanitização

O serviço de sanitização de ambientes que agora começa a ser oferecido pela Dedetizadora Matinseto, também está regulamentado pela Secretaria Municipal de Saúde, acreditado na Vigilância Sanitária da Dedetizadora Matinseto.

A pulverização de ambientes é realizada com segurança de acordo com o trabalho que vem sendo desempenhado pela Prefeitura de Curitiba, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde em áreas públicas.

Veja mais sobre a ação municipal aqui e aqui.

Muitas dúvidas acerca da proliferação de bactérias e vírus têm sido levantadas devido à pandemia que enfrentamos ao redor do mundo. As recomendações pertinentes dos órgãos sanitários é de implementar medidas de mitigação do contágio do novo coronavírus (Covid-19), mas podemos aprender com este caso a nos protegermos de diferentes tipos de vírus e bactérias que circulam no ar cotidianamente. 

Vírus que se espalham pelo contato humano devem ser combatidos pela prática da higiene frequente – tanto da higiene pessoal, ao lavar as mãos; e pela desinfecção de objetos e superfícies que são manejados com frequência – objetos como celulares, maçanetas, corrimões, etc; assim como superfícies que estão expostos ao contato humano maior – como áreas comuns de casas, apartamentos, condomínios, etc (informações do Ministério da Saúde).


MEDIDAS DE PREVENÇÃO


Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.
Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.
Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.
Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.
Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Por Natália Monteiro, Vanessa Aquino, Sílvia Pacheco e Luísa Scheneiders da Agência Saúde. Leia mais.

A higienização de ambientes portanto também é fundamental para evitar a proliferação do Covid-19, podendo ser realizada com água e agentes químicos como detergente e sabão, rotineiramente. O ideal é higienizar ambientes com água sanitária quando possível. As superfícies que não possam receber esse desinfetante devem ser limpas com álcool 70%, aquele mais comum de limpeza, o tempo de sobrevivência  do vírus pode chegar em até 3 dias em algumas superfícies como plástico e aço. 

Oferecemos o serviço de Sanitização de ambientes como medida complementar, consistindo na desinfecção de ambientes internos ou externos particulares, com objetivo de combater fungos, bactérias, ácaros, e germes residentes nas superfícies. Iniciamos a oferta deste serviço a partir da demanda de parceiros e clientes por uma limpeza mais minuciosa de ambientes, que ultrapassa rotinas básicas de limpeza com água e sabão. Realizamos uma pesquisa e consulta com agentes e técnicos locais, para concluir a melhor técnica de higienização de locais, para que além da eficácia comprovada de desinfetante, o produto não apresente perigo à população – não inflamável e não corrosivo. O processo de sanitização da Dedetizadora Matinseto é realizado portanto com o composto químico de amônia quaternária (CAQs), em sua versão desinfetante de melhor qualidade. Estes tipos de compostos são surfactantes catiônicos altamente tóxicos contra microrganismos (fungos, bactérias e vírus) e por isso, são conhecidamente agentes com ação biocida. São bastante utilizados por diversos ramos da indústria (farmacêutica, alimentícia, etc.) como desinfetantes ou sanitizantes.

Como agente biocida, os produtos utilizados possuem a finalidade de matar ou impedir o desenvolvimento de organismos, e apresentam propriedades detergentes atuando sobre fungos e diversos tipos de bactérias, neste caso através da nebulização de ambientes – aplicação homogênea em todas as superfícies, como chão, paredes, móveis, etc). Ao ser aplicado, o produto cria uma camada protetora que age matando os organismos presentes e impedindo sua proliferação. Age com efeito desinfetante sobre as superfícies, sem provocar contaminação humana/animal e possibilitando a reentrada no local em algumas horas. O local de aplicação pode ser qualquer lugar de circulação de pessoas, focando sempre nos locais nos quais existam maior contato humano com o ambiente (residências, áreas comuns de condomínios e prédios, empresas, escritórios, veículos).

  Lembrando que o produto não evita transmissão comunitária, ele serve apenas para desinfetar o local no momento da aplicação. Um ambiente, assim como suas mãos, precisam ser higienizadas com frequência e responsabilidade, para que a propagação de bactérias seja combatida. A ação de Sanitização é eficaz na eliminação de organismos, e precisa ser complementada e mantida com a limpeza de itens e locais de interação humana constantes – como maçanetas, puxadores de armários e eletrodomésticos, etc.

Entretanto, assim como a higienização das mãos não impede que elas sejam contaminadas novamente, a sanitização de ambientes apenas controla uma propagação de microrganismos já existentes, mas continua sujeito ao recebimento de microrganismos trazidos por pessoas, animais, e objetos externos. É necessário, em tempos de alta propagação de doenças, a manutenção e frequência de limpeza e sanitização de ambientes em locais de alta circulação humana, para retardar a disseminação dia após dia.

Recomendamos que todas as medidas de mitigação da contaminação de vírus e bactérias sejam realizadas com frequência, para que sejam mantidos seus benefícios. 

Em caso de dúvidas sobre o serviço de Sanitização da Dedetizadora Matinseto, entre em contato, e ficaremos felizes em explicar maiores detalhes.

WhatsApp chat