A importância do controle de pragas nas instalações do hotel.
Os hotéis, motéis e pousadas são estabelecimentos únicos. Ao contrário de outras empresas, locais de entretenimento ou restaurantes, os hotéis nunca “fecham”.
Os hóspedes de um hotel, motel ou pousada estão lá a qualquer hora do dia; seja 14h ou 5h, há funcionários e membros do público no local 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os hotéis são lugares onde as pessoas comem e dormem. Por esta razão, abre-lhes ainda mais responsabilidade do que outros estabelecimentos como restaurantes ou escritórios.
Ter um problema com pragas pode afetar o núcleo de um hotel como negócio. O custo de reparar os danos causados pode ser um fardo financeiro e, uma vez estabelecida a reputação de ter pragas, é difícil reconquistar os clientes.
Além disso, ter pragas é uma violação dos códigos de saúde e segurança, o que significa que os hotéis podem enfrentar multas pesadas e até risco de fechamento. Portanto, as pragas não são um problema pequeno e devem ser tratadas com muita seriedade.
Algumas pragas que são mais comuns de ser avistas em hotéis são:
❌ Ratos
❌ Baratas
❌ Moscas
❌ Percevejos
❌ Traças
Ratos na indústria hoteleira podem causar problemas nas áreas de preparação de alimentos, depósitos onde a roupa é guardada e nos quartos de hóspedes que podem sofrer com avistamentos ou excrementos.
Os ratos podem ser um grande problema nas áreas dos fundos do prédio e do quintal, especialmente ao redor das lixeiras, e se houver uma área de coleta de itens grandes que não é limpa por um longo tempo.
Depois, temos os temidos percevejos que podem surgir a qualquer momento com novos hóspedes e contaminar qualquer quarto. As moscas que podem aproveitar as condições favoráveis para se multiplicar e se tornar um incômodo, bem como um risco e perigo para a segurança dos clientes, assim como as baratas e as traças que podem causar danos aos utensílios pessoais dos clientes.
O procedimento correto de controle de pragas em quartos de hotel: como evitar reclamações em hotéis.
A última coisa que você precisa é de um cliente dizendo: “Encontrei um percevejo no meu quarto”. Como evitar percevejos nas camas dos hotéis é uma preocupação real.
As reclamações de percevejos de cama são feitas na recepção, que fará o possível para realocá-lo. Eles normalmente vão querer mantê-lo o mais discreto possível. No entanto, como resultado dessa reclamação, a equipe da recepção deve colocar o primeiro quarto fora de serviço e solicitar um spray de percevejos para quartos de hotel para o segundo, por precaução.
Essas medidas podem ser tomadas nesses casos, porém o ideal é a prevenção desses problemas, sendo feita com uma dedetização em toda a área do hotel. Dessa maneira evitando possíveis transtornos causados pelos percevejos ou qualquer outra praga.
Fique atento aos sinais de pragas!
Certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes dos sinais de pragas e que procurem ativamente por esses sinais diariamente. Certos sinais são bastante óbvios, por exemplo, excrementos no chão são um sinal claro de camundongos ou ratos, mas outras pragas são menos óbvias de detectar.
Pequenos furos em tapetes, carpetes e toalhas indicam a existência de mariposas ou besouros de tapete, e são difíceis de detectar, a menos que esses itens sejam inspecionados regularmente. Algumas pragas podem ser detectadas pelo som.
Por exemplo, ruídos de corrida indicam a presença de baratas (junto com um odor pungente) e sons de zumbido podem indicar um ninho de vespas dentro do telhado, paredes ou saídas de ar. Esses sons podem ser negligenciados nas operações gerais do dia-a-dia de um hotel, por isso é importante estar atento. Se não o fizer, o hotel só tomará conhecimento de um problema quando um hóspede reclamar, o que pode ser uma situação incrivelmente embaraçosa.
Além de procurar sinais de pragas, é igualmente (se não mais) importante para evitar uma infestação de pragas. A maneira mais eficaz de fazer isso é manter altos padrões de limpeza. É claro que os limpadores de hotéis são treinados e realizam um ótimo trabalho, mas é imperativo enfatizar a importância de limpar todos os quartos da maneira mais completa possível.
As pragas serão atraídas por migalhas de comida e áreas escuras/escondidas que são deixadas intactas por longos períodos, como debaixo de camas e atrás de armários. Limpar essas áreas regularmente significa que as pragas não terão tempo de se estabelecer e botar ovos.
As pragas são uma ameaça real, e pode valer a pena incluir informações sobre pragas no manual da equipe para manter essa questão em primeiro plano na mente dos funcionários do hotel.
Verifique a integridade estrutural do edifício para garantir que não haja lacunas ou rachaduras pelas quais as pragas possam entrar. A menor lacuna na parede é tudo o que é necessário para roedores, formigas, baratas e muitas outras pragas entrarem em um hotel.
Faça uma avaliação da tubulação e certifique-se de que também não haja folgas entre as tubulações e as paredes circundantes. Se houver lacunas, chame um profissional para preenchê-las imediatamente.
Os ratos tendem a entrar nos prédios pelo sistema de esgoto, então isso é imperativo. Além disso, verifique se há vazamentos e conserte-os o mais rápido possível; a umidade/mofo pode atrair moscas e outros insetos.
Indiscutivelmente, o passo mais importante que você pode tomar para proteger seu hotel de pragas é contratar uma empresa controladora de pragas profissional e estabelecer um contrato contínuo e periódico.
Ter um procedimento adequado de controle de pragas nas políticas do hotel garantirá que todas as verificações necessárias para pontos fracos e potenciais pontos de entrada de pragas sejam realizadas, e as medidas necessárias serão tomadas para garantir que o hotel seja à prova de pragas.
Caso surja algum problema de pragas, o que infelizmente pode ser comum, já que os hotéis lidam constantemente com alimentos e bebidas, é vital ter uma empresa de controle de pragas à mão. Usar a mesma empresa de controle de pragas, que conhece seu hotel por dentro e por fora, significa que eles serão capazes de lidar com problemas de pragas com mais eficiência do que uma empresa nova a cada vez.
Atuando a mais de 25 anos no ramo de dedetização a Matinseto é uma das maiores especialistas do Paraná no assunto.
Entre nossos clientes atendemos dezenas de hotéis, pousadas e móteis que confiam em nosso trabalho.
Se estiver precisando de uma dedetizadora de confiança entre em contato e faça um orçamento.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |