Loading
João Petry

Quais são os sinais de uma infestação de baratas

As baratas são insetos de hábito noturno, por isso é tão difícil encontrar uma delas passeando pelo quintal ou pelo interior da residência. 

Porém, se você avistar uma barata transitando em plena luz do dia em sua casa, pode ser um sinal de infestação. 

Durante o dia elas se escondem em frestas de muros, embaixo de pedras ou em esgotos. Estes insetos tornaram-se domésticos e muito frequentes nos cenários urbanos, e atualmente muitas residências convivem com este problema, que pode ser evitado e controlado.

Não devemos subestimar os malefícios causados pela convivência forçada com estes insetos. Pela diversidade de oferta de alimentos e habitat propícios à sua proliferação, eles se reproduzem com velocidade, adquirindo resistência aos tratamentos tradicionais de combate. Nos grandes núcleos populacionais, a barata se apresenta como o inseto mais  encontrado.

As baratas costumam preferir locais úmidos e escuros, onde costumam se esconder e se procriar, por isso, é sempre bom verificar a limpeza de pias, banheiros e outros lugares que possam garantir as necessidades de uma barata. As baratas também podem montar verdadeiras cidades dentro das paredes ou atrás de papéis de parede. 

Caso se depare com mais de uma, saiba que é o momento de tomar uma atitude.

Por serem seres que se escondem ao perceber a presença de um ser humano, outro fator que pode deixar claro que está sofrendo uma infestação de baratas é a presença de fezes desses insetos. Isso mesmo! É necessário estar com os olhos bem abertos, esse método provavelmente é o melhor para descobrir se sua casa está sofrendo com algum tipo de infestação.

É necessário estar atento também a presenças estranhos de danificações em embalagens de alimentos, caixas, materiais de couro, livros, entre outros. 

Seu cheiro também é bem característico, semelhante ao mofo, e pode ser outro sinal de infestação em locais de difícil acesso. 

Caso qualquer um desses sinais sejam encontrados, o ideal é tentar controlar a infestação o quanto antes. Conte com a ajuda profissional para que o controle seja realmente efetivo. Existem riscos ao tomar medidas caseiras, pois você pode acabar realizando uma limpeza ou expulsão superficial, apenas deslocando as baratas para outro local dentro de sua própria casa. 

Em caso de dúvidas, conte com a Dedetizadora Matinseto. 

WhatsApp chat