João Petry

Infestação de camundongos: Quais os sinais?

A sua casa ou empresa pode ser o local ideal para uma infestação de camundongos encontrar comida e abrigo. Estas pequenas criaturas adoram jornais velhos, caixas de papelão, resto de obras, e qualquer outro canto escuro e seguro para se abrigarem. A presença de roedores dentro de casa talvez seja a praga urbana mais indesejada. Os camundongos destroem alimentos, roem de tudo, abrem buracos em diversos materiais, além de serem portadores de diversas doenças, podendo transmitir para pessoas e animais de estimação. 

Uma vez dentro da sua propriedade, os camundongos preferem ficar escondidos durante o dia. Identificar uma infestação através de sinais de atividade de roedores é muito mais fácil do que tentar encontrar os camundongos. Estes mamíferos usam o olfato e a audição para se orientar e constroem ninhos em locais escondidos, perto de comida, podendo se alimentar de praticamente tudo – desde frutas e sementes a insetos.

Estes são algumas características de que há uma infestação no local:

Excrementos – produzem entre 50 a 80 numa noite, pequenos e escuros (aproximadamente 3 a 8 mm de comprimento), espalhados aleatoriamente.

Manchas – causados pela pele dos camundongos por roçarem constantemente contra paredes, pisos e rodapés, em rotas regulares.

Ninhos – os camundongos constroem os ninhos com pedaços de materiais rasgados, jornais e tecidos, juntamente com outros materiais macios. Procure nos sótãos, tetos falsos, paredes duplas, sob pisos, atrás e debaixo de geladeiras e refrigeradores, fogões e armários. Os ninhos, muitas vezes, têm crias de camundongos.

Ruídos de arranhões – muitas vezes as pessoas relatam que ouvem ruídos incomuns durante a noite, que é quando os camundongos estão mais ativos. Estes ruídos são causados por suas unhas quando os mesmos se deslocam, arranham ou roem objetos. Estes ruídos são geralmente escutados entre paredes divisórias, pisos, tetos falsos e sótãos.

Clique aqui para ver outros sinais de Infestação.

Manter todos os espaços limpos, internos e externos, é sempre o ideal, considerando que o acúmulo de resíduos orgânicos e inorgânicos atrai a atenção de roedores. Caixas vazias e abandonadas, por exemplo, podem se tornar o lugar favorito para eles se aninharem e comerem. Guarde bem a comida dos animais de estimação, pois para ratos e camundongos, a ração dos animais é tentadora. Guardar os pratos de comida, grãos, e pacotes de alimentos em locais bem isolados também os impede de contaminarem a comida. Recorrer a um controle profissional ao primeiro sinal de problema pode ajudar muito, reduzindo o tempo necessário para controlar efetivamente a infestação.

WhatsApp chat