Loading
João Petry

Dicas para evitar infestação de ratos no inverno

Com a chegada do inverno as baixas temperaturas da estação, os pequenos roedores, principalmente os camundongos, são estimulados a invadir casas e empresas a procura de locais quentes e com boa oferta de alimentos para habitar e procriar.

Além dos prejuízos materiais que esses animais podem trazer, é preciso estar atento à transmissão de doenças, como a leptospirose, transmitida através do contato com a urina do rato. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, em 2012 foram contabilizados mais de 400 casos de leptospirose e 55 mortes pela doença .

Como a maioria dos casos, a prevenção é a melhor medida para evitar grandes infestações em casas e empresas, e assim evitar os perigos de conviver com estes transmissores de doenças como a leptospirose. O auxílio profissional é indispensável para conter infestações já existentes, por se tratarem de animais altamente adaptáveis e resistentes, além de perigosos ao contato humano. Indica-se uma equipe treinada e especializada para a realização da contenção de roedores com a devida segurança..

É possível evitar a presença destes seres indesejáveis, conforme as dicas abaixo:

  • Não deixar resíduos orgânicos expostos e abertos;
  • Manter rações e alimentos de cães e gatos bem fechados e guardados; 
  • Proteger caixas d’água, mantendo-as sempre fechadas e limpas;e
  • Evitar o acúmulo de materiais, embalagens e entulhos dentro de casa e, também, nas áreas próximas – isto evita que os animais utilizem estes escombros como lugar para se alojarem e reproduzir.
  • Mantenha as áreas próximas à residência livres de vegetação alta e, caso tenha jardim, procure mantê-lo sempre limpo;

Dúvidas sobre algum sinal de infestação que encontrou em sua casa, ou sobre os cuidados necessários para prevenção?  Comente!

Caso acredite que está sofrendo com essas pragas entre em contato com a Dedetizadora Matinseto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat